sábado, 26 de março de 2016

Kizomba, salsa e capoeira

Esta semana fiz a minha primeira noitada no trabalho,  até 21:30 vá... Mas numa 5-f fez com que 6-f tivesse mega cansada no work e cheia de vontade para dormir, então quando me perguntaram de queria sair disse não, que de certeza ia adormecer no bar, que ia para casa dormir e assim fiz por 1hora e acordei fresquinha e lá resolvi dress up e lets dance! E foi brutal, desde "aula" de kizomba com um belga, mais salsa com outro foi muito divertido! Agradeço à Henriette, francesa que fala português (bradileiro) por me ter convencido a sair.
Na manhã seguinte ela levou-me ainda a experimentar capoeira, muito bom, tirando a parte de queimar os pés com a fricção no chão!  :(

Depois foi tempo de me estrear num libanês e relaxar na piscina do Sol Benin

Abidjan zoo

Domingo foi dia de ir ver o zoo de Abidjan! Eu e as sul (coreana e africana) desde o "engodo do cartaz wild chimpanzés que queriamos ir ver uns animais selvagens! Iamos com as expectativas em baixa, já tinhamos lido que era pequeno, não tinha muitos animais, que alguns passavam fome, mas queriamos ver com os nossos olhos!







  os macacos tenho a certeza que fome não passavam que demos pedaços de coco e amendoins e eles davam uma trinca e jogavam fora! 

e os crocodilos também não que tinham pedaços de carne a flutuar, mas era de porco e parece que preferem galinha e viva!
Agora o que nos chocou foram os locais que ao visitar os animais para chamar a atenção atiravam lixo para as jaulas e os animais são como bebés levam tudo à boca e o guia explicou nos que por vezes os animais adoeçem por isso! :( reparámos também qur não havia cartazes, sinais a indicar que não podiam fazer isso e a resposta do guia foi que nem valia a pena que as pessoas nem leriam nem saberiam interpretar as imagens, será?!  It got me wondering... 


domingo, 20 de março de 2016

1- mês passou a correr!!!! sport bank day

Ontem/ hoje faz um mês que aqui cheguei, parti de Lisboa a 19 e aterrei já dia 20! O mês passou a correr com altos e baixos, mas com saldo muito positivo!  😊
Ontem para celebrar, depois de uma manhã desportiva com zumba, ténis, churrasco e piscina à tarde experimentei finalmente a pastelaria abijanesa que já tinha lido ser muito boa (herança francesa)

 Só experimentei 1 e acho que têm melhor aspecto que sabor, era bom, mas os doces tugas são melhores!
Quase 3 anos sem jogar falhei mais do que acertei! 😝

 vista do churrasco
 
Terminei dia a cortar cabelo de pé e à noite assisti a vitória de Inglaterra sobre França em rugby! 


terça-feira, 15 de março de 2016

Sol Benin e aquagym

Hoje foi dia de finalmente experimentar o gym que o Banco tão simpaticamente disponibiliza aos empregados! É definitivamente um espaço muito agradável,  com vários campos de futebol,  2 de ténis,  1 de beachvolley e piscina interior e exterior, além de sala de máquinas e de dança! E ainda tem esta vista:

Para começar e como não tenho feito exercício nenhum resolvi começar com uma caminhada enquanto a aula de aquagym não começava. Sinceramente foi uma seca, levou 15min para começar e depois em 30min alternamos de exercício só 2/3 vezes. Com a música,  "tambores" ao vivo da sala de dança acho que para a semana vou é dançar!

Depois de ontem finalmente ter conseguido dormir tranquila com temperatura "feels like" abaixo dos 30-, esta noite voltou para os 35-!!! 😰

domingo, 13 de março de 2016

CAVA handcraft market e atentado terrorista

Hoje regressei ao Centre Artisanale Ville D'Abidjan (CAVA) e tive de resistir para não trazer tudo. Tem imensas coisas que adorei e quero levar,  mas uma vez que ainda fico mais de 5 meses melhor  me controlar e deixar as compras para o fim senão depois não tenho espaço na mala! :p


 o Vasquinho nisto ia ficar amoroso, mas acho que quando voltar já não vai servir!  :(


 Quero tanto levar uma mesinha destas, abrem no meio e ficam espalmadas!




Entretanto enquanto aqui tava com mais 2 amigas decorreu um atentado na praia de Grand Bassam, perto de Abidjan.como estavamos longe até ficamos tranquilas e ainda fomos a supermercado depois até que recebemos chamada de uma colega a informar que os terroristas ainda andavam à solta por Abidjan e que não era seguro estar num local público. Pronto essa chamada sim assustou e lá regressámos cada uma à sua casinha e assim que tive wifi dispararam sms a perguntar se estava bem! 😳 sim estou obrigada pela preocupação!  

Yamoussoukro a verdadeira capital e MASA

Yamoussoukro é a verdadeira capital de Cote d'Ivoire. Apesar de Abidjan ser muito mais conhecida, movimentada e ser centro financeiro, uma vez que o 1-presidente do País nasceu em Yamoussoukro decidiu que lá seria a capital. Então toca a construir estradas gigantes, ministérios e palácio presidencial com direito a lago de crocodilos e tudo! E para agradecer a paz ainda construiu a basilica mais alta do mundo!!!
 Estrada deserta, em plena cidade...


 



À noite ainda passei no último dia do MASA festival para ouvir um pouco de musica africana ao vivo, dança, cabeçudos e até grupo brasileiro marcou presença e ainda passaram desfile de moda, mas adormeci nessa parte...


sexta-feira, 11 de março de 2016

Remember Erasmus, ex Inovs e nova tuga

Descobri esta semana, gracas a Carla e ao Facebook, que por coincidencias da vida estava por Abidjan um Belga, que fala Portugues, que conheci quando fiz Erasmus, back in 2008/2009!!!! Ele fazia parte da Welcoming comitte aos Erasmus e na altura fez um wonderfull job! Desde organizar passeios turisticos, noitadas de festas a concertos de Guitar Hero (1- e ultimo que ja vi) foi persnagem marcante na minha experiencia Erasmus. O Julien foi ainda quem me deu a conhecer a minha primeira equipa de rugby "Les Ladys de Boitsfort"
Esta semana tive mais um almoco so de Tugas para dar as boas vindas a mais uma conterrania que entrou no programa YPP (Young Professional Programme) ainda sou capaz de me candidatar a isto quando o meu estagio terminar. E consegui perceber que a maioia dos tugas aqui j'a foram Inovs embora uns tenham comecado noutros paises como a Australia (INOV C04), Tunis (INOV C13), Maputo (INOV C18), so o do ano passado (INOV C19) e que veio parar a Abidjan e como eu tambem veio sozinho na edicao dele! 

Ferry, Churrasco, Crocodile, Sick!

O fds passado comecou da melhor forma com um belo churrasco em casa de um colega frances, que mora numa zona da cidade que o melhor transporte para la chegar e o ferry. (Adoro barcos)
Depois disse que morava na W.C.F.:
A malta toda animada a pensar vamos ver chimpanzes :) NOT :( no maximo vimos galinhas a passear e os habituais mosquitos que neste local por ser mais verde que a cidade tinha aos montes, mas era bem bonito o sitio.

Domingo a achar que ia ter dia calmo, para fazer compras de comida e assim recebi convite para ir a Assini ver o zoo e a praia, mas so chegamos a 1- parte que depois comecei-me a sentir mal.
 Macaca agarrada a macaco! Nao desgrudava a ciumenta!

 Este se mordesse so arrancava um dedinho!

E 2-f la voltei ao centro medico do Banco, fiz 1- teste de malaria (negativo) e pronto "ganhei" 2 dias de descando e fiquei boa!