segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Começou o treino caseiro TRILINGUE e a chuva

Hoje já não ia publicar nada, mas acho que a chegada da nova roomate não podia passar em branco! Ela fala perfeitamente francês, mas é espanhola, então com ela 1- falo em francês,  se não me tiver a fazer entender ( que infelizmente acontece muito) passamos para o espnhol e em último recurso inglês! O franciou é que fica "à nora" quando estamos no espanhol tal como eu quando eles falam rápido entre eles!!

Começou a chuva
Deitei-me agora e ouvi um estrondo, relâmpago e lá desabou carmo e trindade e chuva com fartura. É a primeira vez que chove desde que aqui cheguei e não é pinguinhas, é logo a valer. Vamos a ver passa durante a noite...

domingo, 28 de fevereiro de 2016

Market morning, pool afternoon

Hoje foi dia de finalmente conhecer o mercado local. Tive que fazer um esforço para desconectar o meu olfacto em algumas zonas, mas lá sobrevivi.


Ainda fica cerca de 1km de casa, mas não me perdi a voltar para casa graças ao canal de água que passa lá perto e tem estas "belas" vistas 
Depois de almoço quando achava que ia ter uma tarde caseira, recebi resposta da minha nova amiga e colega sul africana para passar pela piscina do condomínio onde ela reside. 
 Soube tão bem terminar assim o dia, ainda pensei regressar a casa a pé,  mas ainda fica a 4km e já carreguei compras pesadas por 6 andares hoje e fartei me de andar ontem pela praia. B-) 

sábado, 27 de fevereiro de 2016

PRAIAAAAA e Picante

Hoje foi dia de praia, mas antes vamos ao pequeno almoço, o franciu fez panquecas pour moi aussi:

Depois foi "girls" time, a tuga mais prestável e simpatica que já conheci, que me ofereceu guarida ( com a piscina incluida) nos primeiros dias e me foi buscar ao aeroporto levou-nos ( + 1 tuga/ guineense/ espanhola e mais 1 Zuca/ espanhola) para almoçinho com pés na areia, sebem que mesmo na cidade areia está em todo o lado! Mas não é branquinha, fininha e ESCALDANTE como a que apanhamos em Assouindé! 
O peixe grelhado e a banana frita estavam muito bons, agora os calamares sem aviso estavam picantes.  Esperamos uma eternidade pela comida e enquanto isso tirei estas fotos









No caminho de volta parámos para comprar fruta.





Para compensar o franciou de tanta refeição que não retribui nada convidei para jantar. Bem lembrando da experiência que presenciei ao almoço pedi para confirmar que o que pedia não era picante que não conseguia comer. Não entendem o conceito, começei por dar uma garfada com molho que achei ser barbecue e fiquei de todas as cores! Foi enfiar arroz e água pela golea abaixo para acalmar o ardor! 
Por sorte apenas o molho era picante e consegui comer o resto. No restaurante tinha disco e consegui comprovar a tecnica de dança frente ao espelho.

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Afinal a água del cano é potável

Andava eu sempre cheia de atenção e cuidados com a água, lembrar de não beber da torneira, cuidado com o gelo (a médica na consulta do viajante disse que até para lavar os dentes se devia ferver a água) e afinal é potável e já tinha bebido sem saber a água del cano! :-o :-D
Hoje o dia de trabalho passou num ápice, almoçei com mais tugas simpaticas do banco, mais uma INOV C18 e uma INOV MUNDUS, parece que aqui no banco têm tendência a ficar por cá...  E descobri que à 6-f se pode sair mais cedo e às 17:30 fui para o que era suposto ( Achava eu) uma bebida após trabalho mas que afinal era jantar também num local mt agradável junto à lagoa. O senão,  por mais repelente que tenha posto, em zona junto à água é alvo a abater pelos mosquitos.



quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Pendurada

Pois é, o Mc deixou-me pendurada. eu toda contente que tinha arranjado um taxista que falava inglês para me levar ao trabalho todos os dias, não apareceu. :(
Mas ce bien, taxistas não faltam nesta cidade e apesar de me ter posto a caminho mais tarde do que queria para evitar transito, até não foi muito má a viagem.
Fui almoçar com uma sul africana e uma coreana, mas amanhã já tenho almoço só de tugas e à tarde convite para festa de despedida de uma colega que vai embora do banco. Portanto no welcoming party, mas byebye party.
Hoje vim cedo para casa porque queria ir às compras, mas acabei por ficar à porta porque não sabia abrir a cancela antes da porta. :p então tive que esperar o franciu chegar.
A maravilhosa vista do meu terraço

Após dois dedos de conversa quais compras quais quê,  fomos a um maki beber uma bierre com mais um colega de trabalho dele. O sítio tinha muito boa onda, apesar de ter o autoclismo muito original :

Para terminar a noite em beleza o franciu fez me o jantar crepes crecheados ( já ontem me tinha recebido com um crepe c chocolate) e ainda disse que esta noite podia dormir com ac ligado (sofri um bocado esta noite) que ele ia ficar com o dele desligado para o quadro não ir abaixo. 

E pronto não me posso queixar, estou a ser muito bem tratada desde que aqui cheguei! :)

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Não nos podemos só fiar na tecnologia

Conforme já tinha contado os taxistas daqui não conhecem os nomes das avenidas e hoje o localizador do meu telemóvel resolveu não funcionar e indicar caminho que ainda não decorei vi-me grega para chegar ao trabalho. Às tantas com ele a refilar porque viu que estava indecisa e ainda o punha às voltas, mas sabendo que estava na zona decidi "je reste ici, je marche". E encontrar nome da rua onde me encontrava, nem os seguranças de edificios me conseguiam dizer onde eu estava no mapa, mas por sorte passou um senhor que disse que o banco ficava no caminho dele e lá cheguei ao trabalho. :)

Hoje almoçei com um inov C13, que ainda trabalha no banco, mt porreiro, já soube que existe uma meia dúzia, mas a cada dia que passa sei de mais um e espero vir a conheçe-los a todos.

Agora escrevo do meu novo quarto, 6- andar sem elevador, o que vale é que os senhores aqui são mt prestáveis e não fui eu a carregar com a mala de 20k! :p mas estou em "sofrimento" porque apesar de ter ar condicionado no quarto não o posso ligar senão o quadro vai abaixo. E viva o xuveiro de água fria para refrescar antes de adormecer.

Ponto alto do dia jantarinho num rooftop mt agradável!



terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

First day of Real Work

Hoje sim já fui trabalhar, sentar numa secretária, conhecer colegas novos e já tive uma reunião e tudo...a fazer não sei o quê ainda estou por descobrir, mas lá chegarei.

Continuo sem cartão de entrada e os seguranças não falam inglês portanto lá tenho que praticar francês para me deixarem entrar. Hoje confirmei aquilo que já me tinham dito os táxistas não conhecem os nomes de ruas nem avenidas então tive que dar instruções ao táxista, droite, gauche, tout droit e lá chegámos graças ao meu belo telémovel e sistema de localização que funciona mesmo sem net! :)
 
 vista do escritório
 Assim que começo a tomar notas a minha caneta fica sem tinta e aqui ainda não tenho material nenhum (nem computador, ando a trabalhar com o meu "ferrari") então uma colega Grega emprestou-me esta caneta, quando reparei no que tinha escrito ela só respondeu "It was ment to be given to you"! 
Para terminar o dia em beleza ao fim de 2 recusas de taxistas em levar-me para onde queria ao preço que queria (Aqui não existem taxímetros, dizes para onde queres ir e quanto pagas por isso e o taxista ou aceita ou tentas outro) encontrei um taxista que falava um bocado de inglês, tinha carro em estado razoável e chamava-se MC e eu pensei está contratado! Fiquei com o número de telefone e a ver se para a semana a partir da nova morada apanho sempre o mesmo, que isto de estar sempre a entrar em carro de diferentes estranhos nunca me deixou muito confortável, mesmo em PT...

Segurança

Uma das primeiras preocupações quando soube o meu destino foi sobre como seria a segurança do País, numa pesquisa rápida pela internet as noticias não são as melhores, mas quando vemos bem, também não são as mais actualizadas... Hoje vi isto publicado no FB:


58 Cote d’ Ivoire 2.133
" Since last year, 81 countries have become more peaceful while 78 have deteriorated. The biggest improvements were seen in Guinea-Bissau, Cote d’Ivoire, ..."

Curioso que em 2011 realizei um trabalho para uma cadeira do mestrado chamada Globalização e Segurança e o tema que me calhou desenvolver era sobre a relação entre a Educação e a Segurança e ao fim de muita pesquisa literária que não estava a dar em nada concreto dei com um relatório do Global Peace Index (http://economicsandpeace.org/wp-content/uploads/2015/06/Global-Peace-Index-Report-2015_0.pdf) que as minhas professoras ainda não tinham ouvido falar e que no meio de tanto texto tinha gráficos, números, mapas coisas que eu já conseguia abordar. :) e lá consegui encontrar a correlação que espelhava que na generalidade os povos com maior índice de escolaridade eram os mais seguros.

Como é que não me lembrei de olhar para este relatório antes... Je ne sais pas.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

First Day of Work... or NO Work


O dia começou bem com o meu nome na segurança para eu poder entrar no edifício, antes das 9h tinha a senhora que ia tratar da questão burocrática do cartão de entrada a chamar por mim na recepção, subimos ao escritório dela que tinha esta vista brutal:



 E por lá fiquei as 2 HORAS seguintes a olhar para a janela à espera ... Entretanto lá se lembrou que seria interessante conhecer o departamento Português e lá fui eu ter com as simpáticas Tugas esperar até ser hora de almoço. Como podem ver na foto, estas doses podem competir com as do Sr. Azevedo, fome nesta cantina não passarei, apesar de um pouco picante.

À tarde fiquei mais 2 Horas à espera que a questão se resolvesse porque diziam-me sem aquele cartão não ia conseguir entrar no novo edifício do BAD que é onde se encontra o departamento onde vou trabalhar, mas  decidi insistir e arriscar e lá fui apanhar o shuttle para o novo edifício (ainda fica a 1.7km, que com este calor must feel like 17km) conhecer o sítio onde vou trabalhar e o meu new boss.
Primeiras impressões:
- Adorei o chefe e a adjunta dele
- Adorei a descrição de tarefas que vou desenvolver (shuussss its secret)
- Adorei a cantina com mts sumos naturais de frutas conhecidas e desconhecidas e doses de comida decente a preço razoável.

O que não gostei não vale a pena escrever que é para esquecer. Guardar na memória o que gostamos e nos faz sorrir. :)

domingo, 21 de fevereiro de 2016

Lazy Sunday

Hoje foi manhã de volta do computador ainda a tratar de assuntos chatos de Portugal, mas à hora de almoço tratei-me bem com um mergulho na piscina! :)


A tarde fui ver uns estúdios para alugar: Estudio 1- Prós: espaço só para mim, tudo novo, cama, frigorífico, fogão e tv plasma grande.  Contras: sem janela/ luz natural decente e carote.
Estúdio 2- prós: r/chão. Contras: sem mobília ou electrodomésticos e 4 baratas mortas no chão da cozinha.

Acho que vou ficar no quarto que vi ontem...

Saturday night


Dinner out with live music! 


Primeiro dia

De manhã fui ver um quarto em casa partilhada.
prós: espaçoso e casa de banho privada. Contras: 6- andar sem elevador e fica em zona tipo margem sul a ter que atravessar ponte cheia de trânsito todas as manhãs. Mas gostei do espaço e acho que vou experimentar um mês por lá!
Tarde piscina junto a campo de golf.

Descoberta do dia: Aqui o céu nunca fica Azul como em Portugal...