domingo, 22 de maio de 2016

Walk by the lake but hot hell road! Return by boat!

Tantas caminhadas e outros programas tem me mantido ocupada e apesar de no momento em que acontecem pensar tenho que escrever isto no blog, a verdade, quando chego a casa estou demasiado cansada para o fazer. Mas com a nostalgia de 3 meses que cheguei/ 3 meses para partir ( já tenho bilhete de volta e tudo) pensei tenho que ir registar as últimas aventuras!
Este post relata aventura de mais um belo passeio de Domingo, mais uma vez saída de madrugada!
O local ficava a 1h de Abidjan, e começava numa aldeia já conhecida pelo nosso guia. Na última vez que ele tinha lá estado tinha tirado umas fotos aos habitantes com o telemóvel e agora trouxe algumas impressas para dar de recordação e eles adoraram. Levámos ainda um saco com sapatos para algumas crianças!



segunda-feira, 25 de abril de 2016

Into the Wild!!! Tropical wet walk!

Domingo passado a caminhada prometia, destino PRAIA!  A ideia, segundo percebi, era caminhar pelo meio de mato selvagem e almoçar num maki, na praia! Ah que sonho. E primeira parte do caminho começava por atravessar rio de piroga! 😄



 Tenho a informar que este meio de transporte, deste tamanhinho, é altamente instável, e valeu um valente banho à Rhym! 😝 




Estava um dia enublado, mas o sol já tinha dado ares de sua graça e avançámos nós, matagal adentro!
"Havia" um suposto trilho, mas a Natureza aqui é muito rápida a recuperar o seu território e grande parte estava apagado. Desta vez tínhamos um guia local a abrir caminho com a catana, e mesmo assim, às vezes não dava para abrir caminho e andámos um pouco às voltas.
 Até que... De repente, a claridade diminui drasticamente, levanta-se um vento que faz cair um monte de folhas e Catapum desata a chover e em menos de 2min estamos ensopados até aos ossos. Já me tinham avisado, aqui não chovisca, é logo chuveiro a céu aberto! Mas a malta não desanimou e queriamos chegar à praia na mesma, então keep on walking!
Mas, depois de umas quantas vezes a " perder" o trilho e a ter que ir à volta, acabámos por decidir voltar para trás e dar caminhada por finita. 😣😞 Eu que queria tanto ir ao mar, mesmo à chuva....
Enfim,  haveria sempre next time.
Toca a cruzar rio de volta e caminho para Abidjan. 



Junto ao carro tínhamos 2 escuteiros,  os 1-s que conheci aqui, na Costa do Marfim!
Mas o dia não podia acabar assim!!! E quando o sol volta a brilhar e quem conduzia pergunta, querem ver a praia de Jackville, é só desvio de 10 min, eu fiquei 😊😃😄😁!!! E havia cocos à entrada da praia. 100cfa cada ( 0,15€)! 
E o dia terminou com mergulho neste Mar e ainda fizemos mais um pequeno desvio e sessão fotográfica num "resort" da lagoa! 


MAKI DINNER out as the locals

Hoje finalmente ganhei coragem e comi num lugar mesmo rustico, voltei ao Maki onde fui na 1ª semana para uma cervejinha com o franciou,( aquele da wc com bidon e balde como autoclismo).
Desta vez fiquei-me por água porque apesar de ser Sábado estava à espera de confirmação de mais um passeio de Domingo, e desta vez a hora de saída seria às 6h!!!!!
Mas voltando ao que interessa: jantar, então pois bem, a malta senta-se pede uma bebida, se não tiver no bar, o rapaz vai buscar à rua, comida, como é só um bar também não tem, mas "encomenda-se" no bar e também vão buscar à rua. Acho que, finalmente após quase 2 meses aqui comi aquilo que cozinham a céu aberto, sabe-se lá em que condições foi preservado: sol, calor e mosquitos todo o dia. Já passaram 4 dias e sobrevivi! :)
Lavatório das mãos!!! 😱

 Frango (para não variar um pouco picante) e peixe de água doce...


sexta-feira, 22 de abril de 2016

Grande grupo, passo tartaruga, relax

No último Sábado foi dia de finalmente fazer o passeio pelo "Foret du Banc"! Desta vez fui numa excursão "organizada", que já tinha marcado data para Março, mas devido ao atentado em Bassam decidiram adiar. Portanto já estava à espera disto à algum tempo. Ponto de encontro 9h, hora que começámos a andar: 11h!!! E o tempo não foi em deslocação,  que este parque está para Abidjan como Monsanto está para Lisboa!!! Entre esperas iniciais, organizar carros/táxis para deslocação + indicação de entrada errada e 45 min ate decidirem mobilizar o pessoal para porta correcta... Enfim organização má, especialmente para preço de internacional 5.000cfa (7,5e), se fosse de alguns países africanos pagava só 1000. Mas valeu a boa companhia e as vistas exóticas:





sábado, 16 de abril de 2016

Another Sunday, Another walk +25km

Na última 6-f, falaram-me na possibilidade de voltar a fazer uma caminhada, " Mais pequena? " perguntei eu, e resposta foi " Só sei que é noutro sítio " e eu respondi "se for mais pequena, assim 10km no máximo alinho, que Sabádo já tenho uma party em casa de amiga e não deve acabar cedo".
No dia seguinte, sábado, lá recebo chamada com detalhes: " ah e tal, vamos até uma lagoa, trás fato banho e toalha, partida às 7h". Eu não resisto à conversa da lagoa e na minha ingenuidade pensei " ah a caminhada deste Domingo vai ser para relaxar do último... E apesar de partida às 7h respondo "I'm in!".
Cheguei a casa às 5h, dormi 1h30, e contra todas as expectativas do pessoal que estava na festa, e com quem comentei o meu plano de Domingo, levantei me e fui andar!

Por motivos de ordem técnica mais fotos serão publicadas mais tarde...

sábado, 9 de abril de 2016

Raid Africano 25km

Este Domingo tive finalmente oportunidade de ir andar pelo meio do mato. A ideia partiu de um libanês que conheci no fds passado na ilha boulet o que me levou de kayake 2:30 antes de tomar pequeno almoço. He is crazy!!! A ideia com que fiquei era que iamos andar 15 para levar mantimentos a uma aldeia muito pobre que não tem acesso de carro! A meio da semana já ouvia que iamos andar 20 e no fim lá disse 25km!!! Mas pronto não sou menina para virar costas ao desafio e lá fui eu, sair de casa às 7h da manhã de Domingo!

Isto depois de Sexta ter voltado a noitada de salsa e ter terminado noite a comer pizza tarde e ter acordado cedo porque Sábado já tinha planos de ir a Grand Bassam, mas devido a problemas com operacoes stop tivemos de cancelar ida. Mas pronto isto só para dizer que estava com uma grande moca de sono no Domingo!

Mas a caminhada valeu mesmo a pena, afinal os mantimentos foram o caminho quase todo de tractor e portanto não tive que carregar nada, excepto agua e almoço, mochila grande ia quase vazia :p
Só levei foi um litro de água que foi insuficiente e bebi todo no caminho de ida, com esperança que ia regressar de tractor, que era masoquista fazer o mesmo caminho de volta.





Atravesso de barco ou a nado???
 
Se o guia vai a nado eu também vou!!!




A chegada a aldeia
Recebidos com cocos e cacaus!!

A cozinha da Aldeia:










Crianças a espera de cadeaux - rebuçados


A grupeta com o chefe da Aldeia! 



 Bem que tentei sacar um sorriso, mas nada, devem ter achado que sou louca!





Selfie time e nem assim...

 Antes de iniciar o regresso mais uma sessão fotográfica porque já não estávamos para parar marcha para tirar fotos, ainda anoitecia e ficávamos perdidos na floresta! :p  e afinal o tractor mal chegou a aldeia deu meia volta de regresso, portanto única hipótese era mesmo andar!!!! Por sorte o caminho foi outro, com mais árvores e sombra, mas também alguns corta matos em zonas que tinha cortado floresta e o caminho tinha ficado cortado/ desaparecido. O "guia" parecia que tinha bussula na cabeça e foi tranquilo.








 Segunda pequena Aldeia
Proxima construção em campo escutista. Cadeira tripé muito confortável

 A criança pequena subiu o coqueiro em 2 min!!! E lá tivemos que beber/ comer mais um coquinho! Delicioso

Eu ainda tentei subir e o senhor lá me tentou ensinar, mas depois da marcha toda cadê a energia para isto?!?!?!?






 De regresso à vila onde tinham ficado os carros! Finito, CUSTOU principalmente pelo calor, mas valeu muito a pena. ADOREI!!!!

Dança Dança!!!