quinta-feira, 20 de abril de 2017

INOVUMAVENTURA take 2: Moçambique

Quando o ano passado fui parar à Costa do Marfim recebi um mar de mensagens de pessoas preocupadas, mas principalmente curiosas de como seria esse país que pouco ou nada tinha ouvido falar e conhecer pessoal que já lá tivesse estado quer em trabalho ou lazer parecia mentira...
Desta vez o destino foi outro, muito mais tranquilo, a reacção das pessoas quando contava era imediata: "VAIS ADORAR!" e "AQUILO É LINDO" e para terminar "Se precisares de alguma coisa tenho lá o amigo/a X, Y e Z"! Acabei por só guardar o contacto de uma amiga fisioterapeuta, não vá eu ter abusado da sorte depois de 6 meses da Costa do Marfim sem nenhuma lesão! :D
Enfim, mas vamos ao que interessa. Registar e partilhar a nova aventura africana.

Primeiras impressões: Isto é igual à Costa do Marfim! Mesmo estilo de estradas com buracos, mesmo tipo de barracas e lixo nas ruas... mesmo tipo de comércio.. mesmo problema de falta de moeda pequena... mesma negociação com os táxistas (Vá aqui eles têm uns tchapelas (tuktuks) com a mesma finalidade, mas mais em conta! Estou  sempre à espera que quando os locais abrem a boca vão falar em françês, mas ou sai português ou uma linguagem estranha "changana" que é o dialecto local de Maputo. Aí já noto uma diferença porque em Abidjan todos falavam françês e só quando ia passear nas aldeias é que os ouvia mais a falarem em dialectos próprios e às vezes (essencialmente mulheres e crianças) nem falavam françês.

Integração: Depois de mais de 15h para cá chegar, partida num dia, escala em Luanda, e chegada no outro às 14h30 fui directa ao escritório conhecer o espaço, os meus novos colegas e passei a tarde a ver apresentações de projetos e produtos da empresa. Acabei por só ir para casa às 18h com 2 colegas italianos (que falam português) com quem vou partilhar casa. Será que vou aprender uma 5ªlingua??!! Je ne sais pas...Why not?! Para acabar bem o dia fui com a italiana e amigas beber uma M2 (cerveja local)

Outra experiência INOV: Quando recebi confirmação que vinha para Moçambique lembrei-me logo de activar a rede de contactos do programa INOVContacto, assim troquei umas mensagens antes de vir, mas com correria de assuntos a tratar em PT só me apercebi que devia aproveitar o fds  prolongado pela frente quando aterrei! Aí o Ricardo foi impecável e em < de 24h de estar em Maputo já tinha programa para sair com grupo de 18 INOVs (Nada a ver com a minha experiência solitária na CM). E lá fomos conhecer a praia do TOFO, aventura essa que mereçe um post próprio!

Só para terminar semana de trabalho (a minha resumida a 1 dia e meio) em grande  tive ainda direito a jantarada em casa da malta do 19º (parece que no mesmo prédio existem 3 casas alugadas só a INOVs, então identificam-se pelos andares)! Muito bom! Vi pela 1ªvez ao vivo jogarem beer Pong e na minha inocência quando vi uma caixa com bolas perguntei: "Jogam Ping Pong? Trouxeram as raquetes de PT?" ahah enfim o ambiente estava tão bom que quando me dei conta das horas já era tarde para vir à rua apanhar táxi sózinha e acabei por ficar lá a dormir, uma vez que arrancávamos às 5h para o TOFO e eu só precisava de passar em casa 5min para pegar a mochila.
BEER PONG

BANQUETE em casa dos 19º (Obrigada Catarina) Adorei a tarte de Coco


PS: Para não induzir ninguém em erro Não, não é possível fazer uma 2ª edição do programa INOV Contacto, mas resolvi dar este título uma vez que foi através da minha aventura inicial que vim cá parar!